Durante boa parte do ano letivo as professoras, Míriam Pinto e Neiva Köhler, desenvolveram com alunos do 6º ano a 8 série, oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Na quarta-feira, 22, foi realizado um sarau literário com apresentação pelos próprios alunos, de alguns textos redigidos nas oficinas, conforme sua categoria. O tema abordado foi "O lugar onde vivo".
A diretora Ana Lazzari fez a abertura do sarau.
A professora Neiva Köhler apresentou os alunos e categoria representada explicando a forma como as atividades foram conduzidas em aula.
A primeira categoria a se apresentar foi a de poemas, por alunos do 6º e 7º ano. Os poemas são ricos em simbologias.
Alunas do 8º ano apresentaram memórias literárias baseadas em entrevistas com pessoas que viveram em uma Cachoeira diferente, há anos atrás. As redações foram escritas em 1ª pessoa, como se as experiências vivenciadas fossem relatadas pelos próprios autores.
A terceira categoria mostrada foi crônicas. Muitos alunos aproveitaram para discorrer sobre problemas debatidos nas palestras desenvolvidas na Escola.
Mas o sarau não trouxe somente os textos da Olimpíada. Dois alunos da tarde, do 8º ano declamaram poemas à moda do gaúcho, com gestos e entonação próprias.
 |
Imagens: Míriam Pinto e Neiva Köhler |
Os peões interpretaram tão bem que o professor de declamação Alessandro Pedroso recebeu palmas.
O sarau foi finalizado com registro fotográfico de alguns dos envolvidos em sua realização. As duas imagens finais foram feitas pela professora Luciana Petrarca.
0 comentários:
Postar um comentário